Visite Nossa Agência de Publicidade Virtual !!!
 Inicial:  Introdução:  Personalidades:

 Nossa Cidade

» Introdução                

» História                 

» Lafayette Rodrigues 

» Cronograma            

» Pontos Turísticos     

  :: Matriz                   

  :: Chafariz                

  :: Museu                  

  :: Solares                 

  :: Estrada Real         

» Curiosidades           

» Personalidades

» Cultura                    

  :: ACLCL                 

» Dados geográficos  

» Economia              

» Educação              

» Lazer                     

» Agenda de Festas   

» Saúde                     

» Câmara                  

» Poder Executivo      

» Símbolos               

» Onde Hospedar       

» Onde comer            

» Telefones Úteis        

» Mapa da cidade       

» Previsão do Tempo  

» Guia Comercial        

» Classificados           

Personalidades

Conheça algumas pessoas ilustres que tivemos em nossa cidade:

 

Dr. Agostinho Campos Neto:

Foi proprietário e diretor-presidente das Organizações Agostinho Campos Neto que compreendem as emissoras de rádio Carijós e Clube. Foi deputado Estadual em duas legislaturas, tendo alcançado cargos de destaques na Assembléia Legislativa. Foi um dos fundadores do Colégio Napoleão Reis. Clique aqui e saiba mais.

 

 

Djalma Andrade:

Grande poeta reconhecido. Filho do Dr. Assis Andrade.

 

Moacir Andrade:

Célebre pelas suas crônicas sob o pseudônimo de José Clemente. Filho de Dr. Assis Andrade. 

 

Dr. Astor Vianna:

Foi professor catedrático em português, diretor por inúmeras vezes do Ginásio Monsenhor Horta, advogado, projetou-se em diversos setores da vida pública, foi vereador por diversas legislaturas. Astor Vianna foi o primeiro presidente do Conselho Curador da Fundação do Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete e em sua homenagem foi criado o Diretório Acadêmico “Dr. Astor Vianna”.

 

Alberto Libânio Rodrigues:

Foi jornalista autodidata, contista, genealogista, professor, poeta, cantor, cronista e pesquisador da historia de Conselheiro Lafaiete. Idealizador e presidente-fundador da academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete, instalada em 19/03/93. Fundador do Jornal Panorama. Foi cognominado o “embaixador da cultura de Lafaiete e região”, merecedor de várias condecorações.

 

Toninho Pires:

Teve uma vida dedicada a comunidade. De 1941 a 1946 fez carreira no grupo de escoteiros “Eugenio Feio”, onde despertou o seu espírito de civismo e de brasilidade. Esteve em favor da infância e da mocidade lafaietense, não só à frente dos escoteiros, mas também como Comissário de Menores. Foi também Juiz de Paz.

 

Alfredo Laporte:

Foi Presidente da Câmara em 1985. Vereador por longos anos. Pessoa totalmente voltada para o bem público com grande participação no progresso de Lafaiete.

 

Gabriela Nogueira de Mendonça:

Passou a sua vida educando garotos queluzianos e lafaietenses, disseminando o saber e espalhando o progresso. Em sua homenagem a Escola Estadual da Rua Olavo Albuquerque Brandão recebeu o seu nome.

 

Luiz Alves Ferreira Leite:

Nasceu em Santo Amaro (hoje Queluzito), que foi distrito de Queluz de Minas. Foi o primeiro jornalista de nossa cidade. No dia 17 de dezembro de 1994, a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete, juntamente com a prefeitura, inaugurou uma placa na praça São Sebastião, em homenagem ao jornalista Luiz Leite, destro das festividades comemorativas do centenário de fundação da Imprensa na antiga Queluz de Minas.

 

Dr. Assis Andrade:

Foi um dos médicos fundadores do Hospital Queluz. Muito conhecido na época pela sua bondade. Seu nome foi imortalizado na rua onde morava e no Fórum de Conselheiro Lafaiete, por, também, ter sido Juiz.

 

 

 

 

Francisco Leite:

Herdeiro cultural do pai Luiz Leite, foi jornalista, professor, poliglota, poeta prosador, ator e autor de peças teatrais, fundador e diretor do Grêmio Teatral “Francisco Leite”. Foi um dos proprietários do primeiro cinema mudo da cidade, o Cine Paz, que funcionou na rua Marechal Floriano.

 

Pedro Silva:

Foi vereador várias vezes, Presidente da Câmara dos Vereadores, vice Prefeito do Telésforo Cândido de Resende, prefeito interino e Prefeito Municipal eleito pelo povo, quando ampliou os seus serviços à comunidade como a construção de mais de mil casas populares através da Cohab que deu origem ao Bairro Paulo VI e a construção do viaduto sobre as linhas da Estrada de Ferro Central do Brasil. Foi fundador do Lions Clube Alvorada, tendo sido um de seus presidentes, onde também prestou grandes serviços à comunidade.

 

Odilon Bhering:

Homem verdadeiramente comprometido com a cultura e a vida pública. Odilon foi odontólogo e, depois, formou-se em Direito. Ele defendia as causas sociais, o progresso de C. Lafaiete e era humanista, sempre preocupado com o bem estar das pessoas. Foi vereador durante 24 anos e presidiu a Câmara por três vezes.

Jair Noronha:

Foi secretário da Prefeitura Municipal durante a administração do Prefeito Dr. Mário Rodrigues Pereira, foi inspetor escolar nos colégios Monsenhor Horta e Colégio Nossa Senhora de Nazaré e foi colaborador do jornal “Correio da Semana”.  Escreveu muitas quadrinhas e sátiras sob o pseudônimo de JK.

 

Alfredo Ganime:

Foi um dos fundadores da primeira estação de rádio da cidade, a Rádio Caçamba, na década de 30, e, em 1948, colaborou para a criação da Rádio Clube. No final da década de 50, ajudou a fundar a Rádio Carijós e chegou a dirigir a emissora por muitos anos. Formado em engenharia.

 

Geraldo Augusto de Freitas:

Poeta, seresteiro, idealista e filantropo, sempre lutou de maneira totalmente desprendida pela melhoria do ensino local e o progresso maior do município. Foi diretor do Colégio Monsenhor Horta e Escola Estadual Monsenhor Horta. Na condição de presidente da Fundação Professor Agostinho Evaristo Lana, ajudou a reerguer o Colégio Monsenhor Horta e conseguiu estadualizar esse educandário, em 1985, graças à sua amizade com o ex-governador Tancredo Neves.